quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Cintos de Segurança para Conflitos

Porque põe o cinto de segurança?
Quando viajo de carro, as minhas 3 filhas - todas com menos de 12 anos - colocam o cinto de segurança por razões diferentes.

Uma coloca-o porque tem medo da polícia, outra porque o pai diz para o fazer e a outra coloca-o porque sabe que é importante para a segurança dela.
Se a polícia não estiver de serviço ou o pai não estiver no carro, qual delas irá obedecer à lei? Ou ainda mais importante, qual delas será protegida?
Aquele que compreende a lei é de facto o único que realmente a vive.
A sabedoria oriental afirma que os homens fizeram a lei no momento em que deixaram de a obedecer.
Os conflitos que temos hoje na politica, na religião, na comunidade, nos negócios e na familia surgem do desrespeito pela lei. Quando surgem novos problemas e conflitos, a tendência dos líderes é fazer mais leis para restringir e controlar cada vez mais. Uma forma sofisticada e civilizada de terrorismo.
A grande maioria de nós quando se depara com uma lei, precisa de um dicionário e muita força de vontade para a compreender. Porque razão a lei se tornou tão dificil de compreender? Poderemos realmente obedecer à lei sem a compreender?
Se quisermos ter países, sociedades, empresas,religiões e famílias que não estejam em conflito constante precisamos de simplificar a lei de tal maneira que todos - principalmente as crianças - a possam compreender e assim seja óbvio porque razão a vivemos.
Ainda não compreende a lei? Mesmo assim deve segui-la, e nunca pare de procurar a resposta: porque razão faço isto?
Aí sim quando compreender o porquê, sentirá que de facto é essa compreensão que o faz verdadeiramente livre.
Porque põe o cinto de segurança?

Sem comentários:

Enviar um comentário